quarta-feira, 24 de junho de 2009

Agradando a Gregos e Troianos

Tenho que reconhecer que a escolha deste título é bem clichê, mas não achei um outro que fosse tão certeiro quanto este.
Quando começamos a achar que o segredo da nossa felicidade está em agradar ou corresponder as expectativas do outro começamos a trilhar um caminho difícil e tortuoso, já que nossa família sempre quer de nós o melhor emprego, a melhor faculdade, a melhor mulher, o melhor carro e por aí vai. Nossos amigos seguem também a mesma linha, onde ficamos aprisionados, se nos permitirmos.
Seguindo essa idéia podemos perceber que o capitalismo nos impõe estas mesmas regras escravizadoras, pois se não usarmos aquela calça da LEVIS, as camisas da AVIATOR, os perfumes franceses, não comermos naquele restaurante da moda não teremos a plenitude da felicidade. Não sossegamos enquanto a TV Sony Bravia 42' não estiver na nossa sala de casa ou o nosso computador não for de ultima geração com milhões de núcleos duplos e velocidade superior a do pensamento.
Dentro de todas essas cobranças me vem logo o exemplo de uma pessoa que era tudo e podia tudo, mas não se deixou ser direcionado por nada que poderia possuir. Jesus foi este homem aqui na terra que se encantou com as crianças que o rodeavam, valorizou os que para a sociedade de nada mais valiam e pouco se importou com a opinião dos grandes lideres religiosos de sua época. Viveu cada minuto de sua vida com a intensidade do sol nascente.
Enfim, começo a perceber que mesmo inconscientes costumamos cair perigosamente nesta armadilha. Se baseamos nossas escolhas unicamente nas expectativas dos que nos rodeiam estamos condenados a uma eterna insatisfação e infelicidade.

2 comentários:

  1. Realmente, ás vezes até inconscientemente estamos vivendo uma vida de agradar aos outros.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou vivendo e aprendendo a não cair nessa armadilha. Digo que é um esforço diário, ppois a educação cristã católica e protestante tem esse peso de estarmos semppre tentando ficar bem com todos.

    ResponderExcluir