quarta-feira, 22 de julho de 2009

Freud nunca mais!!!!!!

Minha experiência na psicanálise não foi muito longa, mas foi o suficiente pra dizer nunca mais Freud rsrsrs.

Fui a Sociedade Brasileira de Psicanálise, pois lá oferecem um programa popular de atendimento aos psicólogos cadastrados nela que atendem por um preço um pouco abaixo do mercado. Fui encaminhado a uma profissional e fiquei 5 sessões com ela.
Não sei dizer se o meu perfil não combina com a psicanálise ou ela não é das melhores. Quando buscava um profissional tinha em mente que seria confrontado, indagado e analisado. Não esperava receber verdades ou fórmulas prontas como o segredo da felicidade que se vende tanto nas prateleiras de auto-ajuda, mas sim uma direção. Alguem que pudesse sinalizar meus exageros e confrontar minhas verdades inetriores.

Pois bem, minha experiência foi um pouco frustrante já que segundo a profissional o trabalho se desenvolveria através da livre associação de idéias. Assim eu me expus abrindo meu coração e a alma. Reconheço que muito do que falei, mesmo sendo um papo sem rumo certo, me trouxe a consciência alguns pontos chaves da minha vida. Porém não me supria ser ouvido e simplismente ouvido. Queria ser confrontado e norteado, mas lá eu tinha quase uma imagem de Nossa Senhora parada na minha frente se compadecendo de minhas dores. Não gostei mesmo!

Então depois de 5 sessões me irritei e terminei com minha terapeuta rsrsrs.

Quem sabe mais tarde eu volto a procurar um profissional mais contestador.

Paz

5 comentários:

  1. Professor Otávio, infelizmente a proposta da psicanalise é fazer você ser confrontado consigo mesmo, e isso só é possível quando nos propomos a ouvir-nos a nós mesmos.
    Há outras correntes metodológicas atuantes em psicanalise como a de Lacan, a de Klein, mas o principio de livre associação e da fenda do ego é o mesmo.
    Outro fato é que a psicanálise não tem um momento determinado e sim cada cliente tem o seu próprio tempo.
    "Mulher onde estão os teu acusadores, ninguém te condenou? ... então eu também não te condeno!" Jesus mostrou a mulher que a prisão psicoemocional de que era submissa não dependia propriamente da condenação da sociedade corrupta da época ou da Dele mesmo, mas sim, da sua autocondenação. A mulher teve que ouvir sua prória resposta pra receber a cura. Isso é psicanálise! Isso esquadrinhamento dos porrões do meu, do seu INCONSIENTE.
    Sou seu admirador...
    Antonio Cesar Garcia de Souza - Prof. de Matemática e posgraduando em psicanálise.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Cesar
    Eu também sou seu admirador. Acredito que estou no caminho para dessa libertação.

    Paz

    ResponderExcluir
  3. Acho que vale a pena sim, em algum outro momento, vc tentar novamente com outro profissional. Como te disse, a minha experiência com o divã foi ótima, e já fiz 3 vezes. Se precisar vou lá pedir socorro de novo, rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho a intenção de parar, mas essa metodologia passiva que essa terapeuta teve não me agradou. Não me senti confortável, mas vou retornar.

    ResponderExcluir
  5. Eu te disse que isso iria acontecer. Por experiencia própria eu te falei para voce procurar outra profissional com outro segmento.Não desista amigo, continue sua busca. Fazer analise é uma boa, voce se sente mais leve. Eu já te passei os contatos de duas otimas profissionais...agora é só querer vencer!!

    ResponderExcluir