Acabo de ler as últimas páginas do livro "O mal, o bem e mais além." autor Flávio Gikovate.
Nunca tinha ouvido falar do Flávio. Ganhei seu livro no meu aniversário. Rodrigo, um amigo muito inteligente. Gente boa! O cara é muito antenado e tem uma visão sempre muito positiva e arrojada do mundo e das relações humanas. Salve Rodrigo!
Para o autor, as pessoas tem em sua essência generosidade e egoísmo. Algumas mais de um do que do outro, possibilitando a classificação de generosa ou egoísta. Mas o mais curioso que ele tenta desfazer em nós a idéia de que ser generoso é ser bom. Não vou tentar explicar aqui a idéia colocada no livro por ser este um assunto muito complexo. Posso dizer que me vi em várias páginas. Foi muito bom saber onde estou no processo evolutivo. Seguindo em direção a uma essência justa não me deixando aprisionar pelas ciladas do egoísmo alheio ou da generosidade imputada por tanto cristianismo arbitrário.
Saber dizer "não" sem ser ou se sentir egoísta é um marco evolutivo que pode nos levar à veredas de felicidades e prazeres sonhados por muitos.
"... o egoísta pede para sí, de todas as formas, atenção e favores. Ele percebe quanto isso sensibiliza o generoso. Ao reconhecer no egoísta algum tipo de sofrimento, o generoso passa a sentir-se culpado - indevidamente... é como se o generoso ficasse escravo do sentimento de culpa....."
Uma viagem, mas não deixa de ter sua semelhança com o que de fato acontece.
Paz
paz seja meu migo
ResponderExcluiradooooorei seu comentário sobre o livro, tenho um pedido a fazer, posso postar o seu post no meu blog recomendando o livro? sua visão crítica ao colocar de maneira simples diante de um tema complexo revela o que sempre admiro em vc: vc é 10 migooo inteligente pakaaaass. bjos.
E bota semelhança nisso!
ResponderExcluirAinda estou por aqui, sempre que tenho um tempinho. Saudades dos papos... bjs!
ah... deu vontade de ler!!! eu quero emprestado (ô coisa feia isso!!!)mas é a primeira reação que tive ao ler seu comentário. fiquei com agua na boca. bjs
ResponderExcluir