terça-feira, 4 de maio de 2010

Chico Xavier - O filme

Antes que se diga que me converti, digo que ainda não cheguei a lonjura tamanha. Não que tenha a certeza do universo ou dos mistérios que nele habitam. Assisti o filme por duas vezes. Uma com amigos e outra com minha mãe, que por sinal amou. De mim nem preciso dizer, já que o prestigiei mais de uma vez.

Antes da reprise encontrei um amigo da igreja que é formado em história e candidato a teologia. Foi engraçado perceber que tivemos reações muito parecidas no que se relacionava ao credo espírita e ao protestante. Concordamos a respeito da lógica no processo de salvação vislumbrado por eles , espítritas, em detrimento da nossa filosofia cristã. Mas no fim o que realmente conta é o dado da fé, que brota em nós acima de qualquer prova. Daí posso dizer que fica difícil chegarmos a uma conclusão, afinal de contas todos os méritos envolvidos pela religião atravessam uma linha abstrata que limita o razoável do que é mistério.

Mas falando do filme, fico feliz em sentar na cadeira de um cinema e ver filme brasileiro com tanta qualidade. Há de se ressaltar que das duas sessões que fui a sala se encontrava lotada. Das polêmicas verdades ou enganos não me prendi, afinal de contas a sétima arte merece ser aproveitada da melhor maneira, fazendo como eu faço, pois combino logo com um grupo de amigos e debatemos sobre o filme após o fim da sessão.

4 comentários:

  1. Também achei o filme de ótima qualidade, bem melhor do que o Bezerra de Menezes, que me pareceu muito amador no âmbito de mostrar um ícone da doutrina espírita. Acho que Chico encanta pela pessoa que era, ele conseguiu transcender religiões. Que bom que gostou, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Isso Naiara!
    Não virei espírita só por ter gostado do filme e reconhecer no Chico uma pessoa diferente.
    Obrigado por sua contribuição!
    Paz

    ResponderExcluir
  3. E eu q ainda n vi o filme, amigão! logo sai do circuito e eu fico a ver navios...assim q conseguir vê-lo, faço questão de dxar aki meu depoimento a respeito, certo? n me causa estranheza vc ter gostado e visto o filme duas vezes, amigo, apesar de sua convicção religiosa. gte inteligente é assim mesmo. rs. examina e reflete, para depois ter uma opinião sólida formada. se cuida. abração.

    ResponderExcluir
  4. Ah Eduardo!!!!!
    Obrigado pela visita tão esperada ao Bistrô.
    Sou gente inteligente que tem amigos inteligentes como você.

    Abraços

    ResponderExcluir